Padre Noé Rodrigues, quando falava, no ato da entrega da Obra Assistencial aos Camilianos. Sentado, padre Niversindo Antonio Cherubin, superintendente da Obra Camiliana.
|
Todos sabem que a idade é fator preponderante na redução da capacidade física, intelectual e emocional de nosso ser. Com o correr do tempo já não mais agimos como os jovens, cheios de dinamismo e vitalidade em tudo o que fazemos. Nosso corpo, não acompanha mais nossa vontade, e assim produzimos menos.
. . . Produzimos menos?
Algumas pessoas com mais idade, às vezes nos surpreendem pelo que realizam. Todos conhecem alguém assim, que não se entrega, nem se abate, frente às dificuldades e dissabores que a vida lhes apresenta. Nossa comunidade já se acostumou com a figura singela e carismática, de uma Pessoa, que tem sua maior preocupação com Nossas Crianças. Seus projetos, seus sonhos é a de ter um Bairro com menos desigualdade social, onde toda criança tenha o direito de ser feliz; possa estudar, brincar, ter alimentação adequada e seja protegida e afastada da criminalidade. Padre Noé Rodrigues, nosso querido mestre, nosso "paizão", com sua brandura, encanta a todos nós. Passos lentos, dificuldade em permanecer em pé, nem de leve lembra, aquele, que nos anos sessenta, chegou "pondo fogo em tudo". Queria trabalhar, agitar, e assim com o apoio da comunidade, deu novo impulso a Freguesia do Ó. Quantas realizações pudemos vivenciar, seja na área religiosa, como pároco de nossa Matriz, ou em tudo que tinha a ver com esse recanto de nossa cidade de São Paulo, sendo o líder e incentivador de grandes projetos; Hospital Nossa Senhora do Ó, Creche Menino Jesus, Feira das Nações, Obra Assistencial e Fundação Nossa Senhora do Ó, com seus fóruns "Pró-saúde", "Pró-educação", "Pró-idoso", do qual nasceu o estatuto do idoso, idealizado pela nossa querida irmã Maria Luisa Nogueira, que com o apoio do saudoso Mário Covas, foi aprovado, que teve como primeiro fruto a implantação do passe do idoso, um benefício concreto, hoje utilizado pela nossa população. Não é pouco, e ainda hoje padre Noé lidera uma antiga reivindicação dessa comunidade por um transporte mais humano, O "fórum Pró-Metrô", tão bem aceito, e apoiado, por tantos Parceiros de peso.
Vou parar por aqui, já que o assunto é outro. Falava de início sobre a idade, que afeta o trabalho, diminuindo nossa produção. Encantamos-nos com o dinamismo do nosso querido Noé, e agora ficamos ainda mais surpresos com Ele. Toda comunidade tem grande preocupação com a continuidade dos trabalhos da Obra Assistencial que tanto realiza em prol dos mais necessitados. Sabemos que o padre Noé está com idade avançada, e dificilmente teríamos alguém, na sua falta, capaz de conduzir tal empreendimento com tamanho zelo. Depois de muito buscar, pesquisar, quem pudesse assumir tal tarefa, encontramos apoio nos Camilianos, que de boa vontade assumiram o labor. Para surpresa nossa, padre Noé assume o compromisso de liderar a Equipe de Apoio para a manutenção dessa Obra tão querida de todos nós. Aí perguntamos: Idade é obstáculo para quem quer produzir?
Leia a Nota
Padre Noé deixa presidência da Obra Assistencial
|