O que inspirou o Padre Noé a criar o Fórum Pró Metrô?
Romano Iughetti


“Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo seus desígnios”
                                        (Rom 8,28)



¬ Um novo pároco assumiu a Matriz do Ó em 1966. Homem altivo, de uma firmeza e postura invejável. No início uma certa desconfiança, depois grandes feitos foram realizados em favor dos menos favorecidos. Foi modelo de trabalho e dedicação diária, sempre o primeiro, lá estava ele como um grande maestro, sem o qual a orquestra não funciona, não tem harmonia, não afina.


Jurandir Fernandes, o grande Parceiro

¬ Grande troca aconteceu quando uma Comunidade unida sob sua liderança, conseguiu colaboradores, voluntários, que a seu comando e tendo os recursos colocados pelos parceiros. Quanto à empreitada, sabia o padre Noé, que ser líder é ter a consciência de que nenhum projeto avança sem parceiro e que todo o colaborador voluntário deve ser valorizado, nisso ele foi mestre, pois sempre confiou e incentivou a todos.

¬ Alguém em nossa Comunidade, falando dele lembra o Batista: "Ele prepara o caminho do Senhor e o encontro do Homem com Deus; levanta o dedo e indica a passagem do Mestre".

¬ Padre Noé teu Desejo é nosso desejo. Desejo é ação, ação que permanece nesta comunidade que muito aprendeu de teu exemplo. Louvamos e bendizemos a Deus que nos proporcionou viver e muito aprender através de tuas lições, tuas ações teu Sacerdócio.

Muitos, talvez se perguntem qual a motivação que levou um homem da Igreja, da comunidade, no caso o Padre Noé Rodrigues a envolver-se na campanha Pró-Metrô- Freguesia do Ó. Talvez, pensem, “ora isso é coisa para políticos, para aqueles que se dedicam às causas materiais, às Sociedades de bairros, às coisas do mundo, etc ”. Não é bem assim.

Como bem diz o artigo publicado no Portal do Ó, existiu sim, uma era “antes” e ”depois” de Noé.

É importante saber, que o Espírito Santo de Deus, não oferece seus dons simplesmente para que com eles, possamos alcançar a redenção, para que estejamos libertos de todo o mal. Os dons do Espírito Santo nos são oferecidos, sobretudo para que ajudemos nossos irmãos, para que todos possam ter uma vida digna. Para que todos possam usufruir em sua plenitude os dons que o Pai coloca à disposição do homem nesta terra.
Padre Noé soube entender muito bem essa ajuda que o Espírito Santo nos oferece. Pôs em prática essa ajuda. Pouco tempo após chegar, lutou muito para preservar junto à sua Comunidade, o Hospital Nossa Senhora do Ó, obra de seu antecessor.

Motivou a Comunidade a dedicar-se aos pequeninos, construindo a Creche Menino Jesus. O dom do Conselho ajudou-o a discernir os caminhos a percorrer, levando a acolhida à Periferia de nossa Região onde as Creches da Obra Assistencial N.S. do Ó desempenharam e ainda desempenham uma função social muito importante.

O dom da sabedoria nos faz entender a vida e a história à luz de Deus. Deus nos criou à sua imagem e semelhança como seres supremos da criação. E pelo dom da ciência, somos capazes de aplicar as luzes obtidas, em prol dos nossos irmãos aperfeiçoando sempre mais a obra da Criação. Este foi o dom que inspirou o Pe. Noé a envolver-se na Campanha Pró Metrô !


Encontro do deputado Capez com padre Noé

E foi este o exemplo que ele nos deixou. Sabermos utilizar o dom da sabedoria em prol dos nossos irmãos desfavorecidos. Lutar em favor dos direitos humanos, tão falados hoje em dia e tão pouco observados. É o exemplo dado pelos nossos irmãos da Comissão Pró-Metrô, presentes no ato de assinatura do contrato. Exemplo de luta, de sair “da própria comodidade” no dizer do Papa Francisco.

É o compromisso que temos, como cristãos, em construir a justiça e a paz; em acabar com a pobreza e a violência, em transformar para melhor as estruturas sociais.
[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]
Copyright © 2014 www.portaldoo.com.br -20140121- Servindo a Comunidade