Pico do Jaraguá
Primeiro alvo dos Bandeirantes e famoso por sua paisagem

O Jaraguá

por
Prof. Ernesto Moreira
Texto de 1962

De qualquer parte mais alta da cidade divisa-se a silhueta clássica do Pico do Jaraguá.

Situada no altiplano paulista á noroeste da capital ergue-se o Pico com uma altitude de 1135m, imponente, salientando-se entre os acidentes das regiões vizinhas.

Há três séculos e meio, o Jaraguá foi palco de lutas entre os bandeirantes e indígenas. Os primeiros lutavam pelo ouro e ferro, lá existentes, e, os indígenas, pela preservação do seu território.

A partir de 1600, muito ouro foi daí tirado e atualmente resta apenas reminiscências desta extração, com os sulcos que rasgam seu solo profundamente. Afonso Sardinha é citado como o primeiro explorador de ouro da região. Atualmente foi restaurado o seu antigo solar.

O pico Jaraguá é resultante de formações dobradas em épocas muito primitivas (proterozoicas). Os quartzitos, que são rochas das mais resistentes da crosta terrestre, são os responsáveis diretos pela forma escarpada e proeminente do Jaraguá.

Rodeado por uma região de relevo modesto, constituídas em algumas partes, por chistos e filitos que são rochas sedimentares de pequena resistência, e em outras partes, como em Pirituba, por granitos que já estão bastante desgastados pela ação destrutiva das águas, dos ventos e da temperatura. Em outras palavras sofreram o efeito da erosão durante muito tempo e atualmente seu relevo é modesto, apresentando colinas de forma arredondada.

O Jaraguá apresenta-se entalhado pelas torrentes e córregos que descem pela encosta do morro.

O pico é três vezes mais largo que alto e acima de 975m de altura está a parte mais íngreme do morro onde aflora o quartzito sem qualquer tipo de vegetação. Sua base e encostas são recobertas por matas.

Apesar da resistência das rochas que o constituem o Jaraguá possui um acentuado arredondamento nas suas encostas, devido ao antigo, prolongado e constante trabalho de erosão.

Ainda não poderíamos deixar de falar na atração turística que possui. São muitas as pessoas que escalam suas encostas, não só para admirar as formas íngremes do morro, como também pra contemplar a ampla e encantadora visão de quase toda a cidade de São Paulo.

Uma grande contribuição para valorizar o Jaraguá como um grande centro turístico seria a aplicação do projeto de erigir-se a estátua de São Paulo no alto do Pico.

O Paulista deve procurar preservar o Jaraguá pelo interesse de sua geografia e história, contribuindo assim, para que, a função turística aí ganhe maior vulto.

Leia o que já foi publicado sobre o tema

  • Primeira manifestação pelos "50 anos" do Parque do Jaraguá
  • BIBLIOGRAFIA
    _____________________
       MORVIDI, Pedro J., ROCHA, João Ortiz da, MOREIRA, Ernesto e Outros, 1922-V. Barreto–Pirituba-1962,        São Paulo, Monges Beneditinos de Valombrosa, 1962, Apostila publicada por ocasião da inauguração             da igreja de São Luiz Gonzaga e dos 40 anos da Vila Pereira Barreto, p. 27
    [ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]

    Copyright © 2011 www.portaldoo.com.br -110301- A serviço da comunidade.