por
Benedito Camargo
ALIMENTAR-SE DO PÃO E DA PALAVRA JUNTO COM A COMUNIDADE REUNIDA.
¬ Adentrando ao Altar de Deus
¬ Canto e animação litúrgica
¬ Assembléia reunida
¬ Acolhendo a Palavra
¬ Proclamando a Boa nova
¬ Adoração e Louvor
¬ Pai Nosso, que estais nos céus...
¬ Comungando do mesmo Pão
|
|
Motivação para criar o Portal do Ó
Tudo começou no ano de 2004, durante os estudos de Filosofia e Teologia, movido que fomos pelo exemplo do nosso querido papa João Paulo II, Líder maior da Igreja Católica, que mesmo tendo assumido tantas atribuições e responsabilidades, encontrava tempo para se dedicar aos últimos avanços tecnológicos, atualizando-se em tudo, principalmente nos meios de Comunicação.
Um dia ao ver sua foto frente ao Notebook, acessando a rede de internet, percebí quanto precisaria fazer para acompanhá-lo. Falava ele, dos meios a serem usados para dar a Boa notícia; Anunciar à humanidade, Vida e Esperança.
Começamos com o estudo e o projeto de um site, que teria como “pano-de-fundo” a História do Bairro da Freguesia do Ó, convictos que a grande mestra da Vida é a História. Atualmente contamos com centenas de páginas, tentando fazer o resgate de cada evento e seus personagens, suas datas, documentos e fotos. Traz ainda o cotidiano do povo e também dicas e orientações para uma Vida melhor.
Entre treis sugestões apresentadas, foi escolhido o nome de "Portal do Ó", seguindo a preparação do conteúdo foram feitos os estudos de formatação e funcionalidade do Site, e no início de 2005 construimos as primeiras páginas para o devido registro e lançamento na rede Web. A data de Nove de junho, dia de Anchieta, foi escolhida para o devido Registro na World Wide Web.
José de Anchieta, nosso Patrono
José de Anchieta sempre teve grande influência em nossa vida, pela sua obstinação em deixar as seguranças de uma família e de sua pátria, e ir para uma terra estrangeira e cheia de perigos, cuidar de nativos com costumes e lingua totalmente extranhas.
Nove anos depois de criar e registrar o Site, durante um retiro espiritual, em Itaici, tivemos a graça de estar celebrando com outros diáconos Permanentes da Arquidiocese de São Paulo, na Capela dedicada a José de Anchieta, exatamente no dia de sua Canonização. Tivemos a alegria de tocar na relíquia, e pedir ao Senhor da Vida, a coragem e a força do evangelizador, num tempo e lugar muito diferente daquele vivido pelos primeiros Jesuitas que aqui chegaram.
Celebrando Nove anos de Serviço à Comunidade
Continua o dia nove de junho, marcando nossas vidas, e em 2014, dia de São José de Anchieta, numa segunda-feira nublada, tivemos a alegria de presidir a Liturgia, da Palavra e do Pão, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação do Ó, a Primeira celebração no dia do Santo, o "Apóstolo do Brasil", depois de sua canonização. Toda Segunda-Feira às 16:h se celebra a Liturgia da Esperança na Matriz do Ó, quando rezamos e agradecemos a Deus pela passagem de nossos queridos que deixam nosso convívio e retornam para o Pai.
A Palavra de Deus apresentada na Liturgia nos encheu de Esperança e garantiu a Segurança na Caminhada. Pudemos meditar sobre os cuidados que Deus tem para com suas criaturas. "O Senhor te guardará de todo o mal, na partida e na chegada"(Sl 120, 7-8). A Boa-Nova de Jesus, nas "Bem-Aventuranças"(Mt 5, 1-12) encaixam em nossa existência como também aconteceu na vida de Anchieta, que naquele cenário do Brasil, recentemente achado pelos portugueses, tornou presente a Justiça de Deus, contra toda exploração e opressão aos indios, que ao olhar dos poderosos eram inúteis e nada significavam.
Mais: O grande milagre da vida de São José de Anchieta
|