Texto especialmente elaborado para homenagear o Padre Noé Rodrigues, no dia 18/12/2010 quando da celebração eucarística, na igreja matriz de Nossa Senhora da Expectação do Ó, em ação de graças pelos 60 anos de sua ordenação Presbiteral.
|
|
Ao final de cada ano, quando da proximidade do natal, notamos o corre-corre na preparação das sacolinhas com os presentes para as crianças e jovens das comunidades mais carentes. Percebemos quanto carinho dedicam as pessoas em dar de si um pouco aos que nada ou pouco possuem. Alguns dão até mais que poderiam dispor ao perceber que corações não se deixam tocar por gesto tão sublime, enquanto outros expressam um sentimento de estarem fazendo algo forçado ao serem cobrados pelos incentivadores da campanha.
O positivo de tudo isso, é que somos desinstalados do nosso jeito acomodado de agir, dentro de nossa rotina costumeira, e nos mexemos. Mexemos com o corpo, mexemos com nosso interior, até nossa respiração é voltada à ação. Isso é bom, muito bom. Entramos num estado de atenção, mexer dói, aí vem o gemido. Santo Agostinho em seus comentários sobre os salmos tem uma frase esplêndida: "O teu desejo é a tua oração". Ter atenção, desejar, gemer, tudo isso é parte da ação humana quando temos um motivo, agora presente nas festas natalinas, quando o coração parece amolecer, e percebemos o “Outro”. Queremos que nosso semelhante se sinta feliz, já não percebemos tanta diferença de nível cultural, econômico, de classe. Isso é desejo, e desejo é ação. Pena que nos esqueçamos que nossa vida acontece em 365 dias, e que só nessa época nos sentimos tão próximos.
Vale lembrar as ações de algumas pessoas extraordinárias que muito realizaram em prol da humanidade. Criaturas como madre Tereza, Ghandi, Martin Luther King, Dom Hélder Câmara, José Saramago, Betinho, Zilda Arns, Angelina Jolie. Temos a felicidade de ter em nosso meio o padre Noé Rodrigues, que há 60 anos abraçou o chamado ao sacerdócio, na Igreja Católica, para servir ao povo, e o desejou com tamanha vontade, que ainda hoje, com idade de 93 anos, quer estar presente em reuniões norteadoras, de ações concretas, em prol dos que mais precisam.
Padre Noé, se hoje vivemos tais ações, sabemos que provêem do alto. Veio do céu através do Mestre, teu e nosso, e podemos atestar sem medo de errar; Teu sacerdócio, provindo de Cristo, perpassa as ações de todos nós a serviço de um mundo melhor, de acordo com a vontade daquele que nos criou e nos mantém.
Padre Noé teu Desejo é nosso desejo. Desejo é ação, ação que permanece nesta comunidade que muito aprendeu de teu exemplo. Louvamos e bendizemos a Deus que nos proporcionou viver e muito aprender através de tuas lições, tuas ações teu Sacerdócio.
Padre Noé, nós o amamos como a um Pai!
Benedito Camargo é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, Diácono Permanente na Arquidiocese de São Paulo.
Leia o que já foi publicado
sobre o tema
A Missão de Noé, o Semeador incansável
|