Em seu traçado original o rio Tietê ocupava grande área por causa de suas curvas |
Foi a partir da fundação do colégio, por Nóbrega e Anchieta, no planalto de Piratininga, que nasceu em 1554, a vila de São Paulo, quando seus habitantes começaram a explorar os arredores da povoação. Os rios foram utilizados como caminhos naturais para a busca de víveres e riquezas. A canoa era o meio de transporte mais prático, e portanto, mais utilizado por todos. "Embarcados em sua canoa, o padre, o negociante, o fazendeiro, o simples homem do povo podiam atingir qualquer ponto dentro da zona povoada em torno de São Paulo"¹.
Mesmo não tendo registros precisos, acredita-se que foi em 1580 que Manuel Preto, filho de Antonio Preto, ao explorar os arredores da povoação, rumou rio abaixo, pelo Anhamby², o atual Tietê. Aportou à margem direita, próximo a uma colina azulada que o encantou, provavelmente em um afluente, já que era muito difícil desembarcar em rio tão caudaloso³. Pelos mapas antigos, vários são os afluentes do Tietê nesta região, e parece provável que o local onde o Bandeirante tenha desembarcado, tenha sido na proximidade, onde hoje há o cruzamento da Av. Santa Marina com Rua da Balsa e Av. Nossa Senhora do Ó, pois ali o rio adentrava em curva a um pequeno riacho.
1. Teodoro Sampaio, São Paulo de Piratininga nos fins do século XVI, R.I.H.G., São Paulo, Tomo IV, p. 257. Benedito Camargo é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, Diácono Permanente na Arquidiocese de São Paulo. |
Copyright © 2006 www.portaldoo.com.br -048- A serviço da comunidade. |