por
Armenio Rodrigues Nogueira
¬ Na foto, o Bispo da Região Episcopal Brasilandia, Dom Milton Kenan Junior, no Pico do Jaraguá, vendo ao fundo parte da Região Episcopal Brasilândia.
¬ Estiveram com Dom Milton, no dia 4 de junho de 2013, o Fernando, Cleber, Edvan e diácono Camargo em visita ao Parque Estadual do Jaraguá, para reconhecer o local que em 19 de julho passarão os Jovens a caminho do Rio de Janeiro para o encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013.
|
|
Até o dia 15 de Março de 1989, a Arquidiocese de São Paulo, era composta por 9 Regiões Episcopais, a saber: Belém, Campo Limpo, Ipiranga, Lapa, Osasco, Santana, São Miguel Paulista, Santo Amaro, e Se; mas nesta data de 15 de Março, a Santa Sé, comunicou , que o Santo Padre, Papa João Paulo II , desmembrava a Arquidiocese de São Paulo, criando 4 novas dioceses com seus respectivos Bispos;
Diocese de Osasco , Dom Francisco Manuel Vieira ; Diocese de Campo Limpo : Dom Emilio Pignoli ; Diocese de São Miguel Paulista : Dom Fernando Legal ; e Diocese de Santo Amaro : Dom Fernando Figueiredo. E a Arquidiocese de São Paulo, a partir desta data 15 de Março de 1989, ficava com 5 Regiões Episcopais : Sé, Santana, Ipiranga , Belém e Lapa.
Então decidiu-se que o Rio Tiete, cortava a região Lapa, e que do outro lado do rio deveria ser criada uma nova Região Episcopal.
Marcou-se para o dia 18 DE JUNHO DE 1989, uma assembleia, que foi realizada na Creche Menino Jesus, na rua Antonieta Leitão, para acolher o novo bispo da nova região episcopal : DOM ANGÉLICO SÂNDALO BERNARDINO e escolher o nome da nova região.
Estava concorrendo 4 nomes para a nova região : REGIÃO EPISCOPAL BRASILANDIA ; REGIÃO EPISCOPAL FREGUESIA DO Ó ; REGIÃO EPISCOPAL SANTA CRUZ E REGIÃO EPISCOPAL NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA; quem iria decidir era o povo reunido através do voto direto e secreto. Fez a votação e no final da celebração de acolhimento do novo bispo, o Padre José Renato, anuncia o resultado final da eleição da escolha do novo nome da nova região episcopal da Arquidiocese de São Paulo.
Região Episcopal Brasilândia ( 814 votos ) , Região Episcopal Freguesia do Ó ( 534 votos ) ; Região Episcopal Santa Cruz ( 77 votos ) ; Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança ( 61 votos ) e ainda 24 votos nulos. Então no dia 18 DE JUNHO DE 1989, NASCE A REGIÃO EPISCOPAL BRASILÂNDIA COM 814 VOTOS.
|