Após a homilia, renova as promessas sacerdotais diante de Dom Simão
O novo pároco assina o documento de posse
Celebrando a Eucaristia
Fotos cedidas por Paulo Benedito
| |
Nossa vida é cheia de acontecimentos que nos fazem balançar como que folhas no ar conduzidas pelo vento. Dela, não temos o total domínio, já que à mesma, não podemos acrescentar siquer um segundo, nem mesmo conseguimos manter uma rota por nós traçada, sem dela deslocar um grau que seja. O mesmo acontece com as várias instituições que existem, e das quais, de algumas fazemos parte. Quando um acontecimento nos surpreende, tanto em nossa vida como na instituição a que pertencemos, percebemos nossa fragilidade e quão difícil é tomar as rédeas da situação. Quando se trata de uma entidade, sempre há algum desgaste nas pessoas envolvidas na direção, caso da paróquia do Ó, que ao perder seu dirigente principal, o padre Dalto Caram, ficou um tanto desnorteada - isso num primeiro momento - e após uma reunião dos conselhos com o bispo, Dom José Benedito Simão, a situação ficou clara - na verdade a paróquia é de responsabilidade do bispo, que delega ao pároco sua direção - já que os dois conselhos, o pastoral e o administrativo, sempre, de comum acordo com o pároco sempre decidem tudo o que interessa a mesma.
Bendito o que vem em nome do Senhor! A Paróquia N. Sra. da Expectação do Ó, arquidiocese de São Paulo, região episcopal Brasilândia, recebeu o novo pároco, padre Jaime Izidoro de Sena, que veio substituir o Cônego Dalto Caram, falecido em 6 de junho. Nesse domingo, dia 2 de julho de 2006, antes da celebração eucarística das 18 horas, quando o povo estava em frente da igreja matriz, padre Jaime recebeu do bispo Dom José Benedito Simão, as chaves, e abriu as portas convidando os fiéis a entrarem, só depois, acompanhado de dom Simão, entrou na igreja para receber o sacrário, o altar, a pia batismal, o confessionário e os Evangelhos.
Nascido em 17 de maio de 1962, em Cambira, PR, padre Jaime é um dos 12 filhos de Josué Izidoro de Sena, já falecido, e de dona Nercília Gonçalves Sena, que esteve presente ao ato de posse do filho. Padre Jaime veio para São Paulo com a idade de doze anos e iniciou sua caminhada vocacional na paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Cruz das Almas, nesta capital. Enquanto diácono, trabalhou na paróquia N. Sra. Mãe Rainha, no Jardim Panamericano, foi ordenado presbítero por Dom Cláudio Hummes em 28 de novembro de 1999, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro do Jaraguá, em São Paulo. Logo após sua ordenação, trabalhou como vigário, na Paróquia Santos Apóstolos, e de 2 de janeiro de 2000 até 16 de setembro de 2002, já serviu esta paróquia de N. Sra. do Ó, juntamente com o padre Dalto e padre Cláudio Corrêa de Moraes Abreu.
A cerimônia de posse, foi enriquecida com cantos apropriados, e também, pela beleza da roupagem dada à liturgia, pelos cerimoniários da paróquia Espírito Santo, sob a orientação do Seminarista Fernando, que cursa o terceiro ano de filosofia. A igreja matriz do Ó ficou repleta, com a presença da comunidade e também do povo da paróquia Espírito Santo do Parque Belém, Vila Penteado, onde padre Jaime foi pároco desde 16 de setembro de 2002.
Uma coisa é certa, tais acontecimentos; a morte do padre Dalto; a gerencia da paróquia pelos conselhos - e aqui inclui-se a participação do padre Cláudio Corrêa, dos diáconos e dos funcionários da casa; - e a posse do novo pároco; deu a todos nós, enquanto paróquia, um grande crescimento no aprendizado da convivência humana, como pessoas ou como entidade, no desempenho pela razão quanto pela fé.
Veja as fotos do evento:
Rito da entrega da Paróquia, sacrário, e altar.
Rito de entrada até Liturgia da Palavra.
Entrega do Evangeliário até as assinaturas da Posse.
Da oração dos fiéis até o final da celebração.
|