ÚLTIMAS DO METRÔ - 2008
Acompanhe o processo da construção
João Ferreira da Mota


Freguesia do Ó.


João Ferreira da Mota.
Presidente do Fórum de Debates e Luta Pró Metrô Freguesia/Brasilândia, da Fundação Nossa Senhora do Ó e lider comunitário com grande atuação na Freguesia do Ó.


Envie sua mensagem jfmota@terra.com.br

Rua Antonieta Leitão, 391
CEP 02925-160
João Mota - fone 8924-3364

2008, março, dia 27
AGRADECIMENTO AOS QUE ACREDITARAM EM NOSSA LUTA.
O Fórum de Debates e Lutas Pró Metrô Freguesia/Brasilândia, da Fundação Nossa Senhora do Ó, que tanto mobilizou ao longo destes últimos cinco anos a população, imprensa, Igrejas, escolas, universidades, associações, clubes, bancos, comércio e indústria, repartições públicas, Secretarias de Governo, Entidades formadoras etc., vem a público agradecer o empenho de cada um e de cada uma, na campanha desencadeada por este Fórum, na tentativa de que o Governo de São Paulo autorizasse a chegada do Metrô à nossa região. Vitoriosa, nossa reivindicação foi atendida pelo Senhor Governador José Serra e pelo Senhor Prefeito Gilberto Kassab, além das nossas expectativas! Pedíamos o Projeto Funcional e já nos foram dados também o Projeto Básico e o Executivo. Isso significa que a inauguração da Linha das Universidades estará bem mais próxima do que prevíamos. Louvado seja Deus, pelo esforço de todos e pela sensibilidade humana e política dos nossos atuais governantes. Louvado seja Deus, pelo trabalho profícuo e sério dos Srs. Secretários dos transportes municipal e estadual, da AEAMESP, dos engenheiros e diretores do Metrô, cuja soma de esforços resultou nessa extraordinária conquista para a Freguesia e para a cidade de São Paulo. Prefeito Gilberto Kassab, a Freguesia e Brasilândia lhe são gratas, pois entenderam a sua generosidade. Parabéns!
É o Pró Metrô trabalhando.
Fórum de Debates e lutas Pró Metrô Freguesia/Brasilândia da Fundação Nossa Senhora do Ó
Coordenador: João Mota

2008, março, dia 26
RELATO DO PROFESSOR JOÃO MOTA SOBRE A COLETIVA PARA O ANÚNCIO OFICIAL DE APROVAÇÃO DA METROVIÁRIA FREGUESIA/SÃO JOAQUIM.

Ao entrar em casa as 14h48, atendi ao telefone um assessor do vereador Gilberto Natalini, dizendo que o mesmo estava há horas à minha procura e que me esperava às 16h30 na Rua Augusta, 1626, onde o governador faria o anúncio da linha Freguesia/São Joaquim. Atendi em seguida pelo telefone ao repórter de “O Estado de São Paulo”, numa entrevista demorada sobre minha história como coordenador do “Movimento Pró Metrô Freguesia/ Brasilândia”. Em seguida outro jornalista, agora do jornal “Destak”, depois pessoas amigas, outras companheiros do Movimento cumprimentando-me pela conquista, pois haviam escutado pela rádio Eldorado e pela TV a entrevista com o prefeito Gilberto Kassab e com o governador José Serra, anunciando o repasse de verba para providências na linha 6, Freguesia/São Joaquim. Depois disso, já um pouco atrasado, fui ao local da coletiva onde me aguardavam o vereador Natalini e outros companheiros do “Pró Metrô”. Às 17h00 exatamente, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos Dr. José Luiz Portella Pereira, abriu a sessão, pedindo aos jornalistas que aguardassem porque ele queria ouvir primeiramente a Freguesia do Ó. O companheiro José Roberto da Purificação manifestou-se solicitando ao Senhor Secretário que ouvisse primeiro o coordenador do “Fórum Pró Metrô Freguesia/Brasilândia”, em respeito aos quase cinco anos de campanha incansável. Prontamente o Senhor Secretário passou-me a palavra. Manifestei estar muito feliz pela decisão das autoridades, e parabenizei a população da região Noroeste, tão carente de um transporte de qualidade. Agradeci também às trinta e seis Entidades "parceiras" que nos ajudaram nessa luta. Disse ao Secretário que o Padre Noé Rodrigues lhe mandara um abraço e encerrei a fala agradecendo a oportunidade de poder manifestar-me em momento tão oportuno. Outros companheiros manifestaram-se em seguida, demonstrando alegria e ressaltando o trabalho do “Pró Metrô” sob a nossa coordenação. Então o Secretário Portella tomando a palavra disse que “a Freguesia ganhou por ser a que melhor se mobilizou”, por isso, na reunião naquela manhã quando do repasse de R$ 75 milhões da Prefeitura para o Estado, o Senhor Governador decidiu pela Freguesia do Ó. Falou a seguir o Secretário Municipal dos Transportes Dr. Alexandre de Moraes, confirmando o Dr. Portella e destacando a atitude do prefeito Gilberto Kassab de retomar os investimentos da Prefeitura de São Paulo em Metrô depois de 28 anos. A partir daí, ficou com os jornalistas os questionamentos.
Fórum de Debates e lutas Pró Metrô Freguesia/Brasilândia da Fundação Nossa Senhora do Ó
Coordenador: João Mota

2008, março, dia 25
ANUNCIO DA CONSTRUÇÃO DO METRÔ FREGUESIA/SÃO JOAQUIM



2008, março, dia 21
TRÂNSITO; O CAOS ESTÁ PARA ACONTECER NESTA CIDADE.
Caso o governador e o prefeito não se mobilizem imediatamente o sistema de transporte sobre rodas ficará travado.
Metrô; Freguesia/São Joaquim só, não basta. É o que afirmamos hoje.
VEJA MATÉRIA COMPLETA.

2008, março, dia 13
PRESENÇA DO "PRÓ METRÔ" NO LARGO TREZE DE MAIO EM SANTO AMARO.
Atendendo ao convite formalizado pelo vereador Gilberto Natalini o "Pró Metrô" levou cerca de cinqüenta pessoas ao Largo Treze de Maio, com faixas e cartazes, que foram exibidos naquele Ato Solene de repasse de recursos da Prefeitura de São Paulo para o Metrô de Santo Amaro.

2008, março, dia 11
"ORIGEM/DESTINO" E "PROJETO FUNCIONAL" DO METRÔ FREGUESIA.
Após as explicações trazidas pelo engenheiro Manoel da Silva Ferreira Filho, presidente da AEAMESP sobre pesquisa “Origem/Destino” e “Projeto Funcional”, os presentes, mais de quarenta pessoas, aplaudiram sua fala. Na mesma reunião tratou-se da mobilização para o Ato de repasse de recursos da Prefeitura de São Paulo para o Metrô de Santo Amaro.

2008, março, dia 05
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - DISTRITAL PIRITUBA.
Nova e importantíssima aliança. Representantes deste Fórum reuniram-se com o presidente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Pirituba levando ao conhecimento da mesma, seu projeto e solicitaram o engajamento dessa, na campanha em busca do Metrô. O Dr. André de Souza Peixoto compreendendo a dimensão do benefício para a região, tratou-os com elegância e respeito e prometeu somar esforços na busca do objetivo proposto. Para selar esse compromisso o Dr. André já está agendando data para uma palestra promovida pelo Pró Metrô e engenheiros da AEAMESP sobre o tema, aberta à comunidade.

2008, fevereiro, dia 20
MAIS UM ALIADO EM NOSSA LUTA, O DEPUTADO FERNANDO CAPEZ.
O Fórum de Debates e luta Pró Metrô Freguesia/Brasilândia, em sua primeira reunião de 2008, ocorrida em 12/02, recebeu a visita do Sr. Adinoran Zanelato, representando sua esposa Professora Vera Lúcia Meneses Zanelato, suplente de deputado Federal e pré candidata a vereadora por São Paulo, para comunicar o agendamento de reunião com o Deputado Estadual Fernando Capez em 20/02, às 16h30, em seu gabinete na Assembléia Legislativa, por iniciativa da Profa. Vera. Na data e horário marcados lá estiveram a Profa. Vera, o Prof. João Mota coordenador do Movimento, o Engenheiro do Metrô Manoel da Silva Ferreira Filho, o Jornalista Valter Junio da Silva, Aparecida Torres, do Rotary Freguesia e José Roberto da Purificação, todos representando o Pró Metrô. Na sala de audiências, o Prof. João Mota apresentou ao Senhor Deputado Fernando Capez, a Comissão e expor o objetivo do pedido deste encontro. Ao mesmo tempo entregou um documento a ser encaminhado ao Senhor Governador José Serra, solicitando o Projeto Funcional da linha metroviária Freguesia/Oratório. Nesse momento o Senhor Deputado recebia das mãos de sua assessora, um ofício da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informando que a referida linha já se encontra na pauta e no Plano Plurianual, aguardando as providências protocolares. O Senhor Deputado Capez, aproveitando a presença do engenheiro do Metrô, indagou-o sobre o andamento da mesma e obteve maiores informações e detalhes técnicos. Então, o Deputado disse-nos de viva voz e com uma expressão animada, que assumiria a partir daquele momento a incumbência de mediar a nossa reivindicação junto ao Senhor Governador. Ao sair, os companheiros e companheiras do Pró Metrô comentavam alegremente entre si, a impressão positiva e a expectativa de que encontramos no Deputado Capez um grande aliado à nossa luta, juntamente com a Professora Vera.

2008, fevereiro, dia 1
5º ANO DE LUTA PRÓ-METRÔ PARA A REGIÃO DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA
Estamos iniciando o 5º Ano de campanha pela conquista do metrô para a região da Freguesia/Brasilândia. Nossa luta está mais fortalecida com a inclusão de muitas outras Entidades que aderiram, por acreditar em nosso persistente trabalho. Apostamos que seja este ano de 2008, decisivo para conseguirmos o Projeto Funcional da linha das Universidades, pois contamos com a boa disposição do governador José Serra, de expandir a malha metroferroviária. Por outro lado, o prefeito Gilberto Kassab também vem mostrando vontade de investir acertadamente em Metrô. Oxalá o governo da União veja a necessidade paulista de dar velocidade na construção do transporte sobre trilhos para não comprometer a mobilidade e minimizar os acidentes de transito, que matam mais de quinhentas pessoas/ano nesta cidade e envie urgente verbas com essa finalidade. È com essa esperança que orientaremos nosso trabalho em 2008, certos da continuidade de sua participação e buscando outras adesõe.

2008, janeiro, dia 2
UM PROJETO FUNCIONAL PARA A SALVAÇÃO DO PLANETA
Após completar quatro anos de campanha pela chegada do Metrô à Freguesia do Ó, nosso movimento já conquistou espaços importantes e acredita cada vez mais no seu projeto. Assistindo pela TV Câmara a entrevista do deputado Ricardo Trípoli/SP, sobre Aquecimento Global, ficamos ainda mais convencidos de estar lutando pela causa correta. O deputado afirmou que temos de agir urgentemente na mudança da matriz energética, sob pena de comprometermos nossa existência. O mesmo deu notícia das providências da Inglaterra em substituir o carvão e para isso aquele país quer conhecer a experiência brasileira com o alcool e etanol... A Freguesia do Ó sugere ao governo de São Paulo providências no Projeto Funcional da linha Freguesia/Oratório. Essa ação concreta custará apenas R$ 2.000.000, 00 (dois milhões de reais) aos cofres públicos e será aplaudida pela população paulistana, pois sua realização beneficiará toda a cidade em termos de transporte e ainda contribuirá para desaquecer o Planeta.

RELAÇÃO DAS ENTIDADES FORMADORAS DO PRÓ METRÔ FREG. DO Ó
1-Fundação Nossa Senhora do Ó / 2-Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó / 3-Região Episcopal Brasilândia / 4-Assoc. dos Advogados da Freguesia do Ó / 5-Associação Bandeirantes / 6-AEAMESP – Assoc. dos Eng. e Arquitetos de Metrô/SP / 7-Cons. Coord. de Sab’s e AM’s da Região Noroeste / 8-Faculdade Unip – Campus Marquês / 9-Faculdades Integradas Rio Branco / 10-Faculdade Wellington / 11-Faculdade Teresa Martin (atual Uniesp) / 12-Sociedade Amigos da Vila Iório / 13-Sociedade Amigos do Jardim Monjolo / 14-Sociedade Esportiva Palmeiras / 15-Sociedade Rosas de Ouro / 16-Conseg Vila Brasilândia / 17-Conseg Vila Amália / 18-Conseg Freguesia do Ó / 19-O.A.B. 96ª. Subsecção – Lapa / 20-Seminário Santo Cura D’ars / 21-Rádio Atual / 22-Rádio da Cidade / 23-Jornal Rapidix / 24-Jornal Impacto News / 25-Jornal Progresso das Regiões / 26-Jornal Tribuna Livre / 27-Jornal Freguesia News / 28-Jornal Entre nos Trilhos / 29-Panificadora Dom Felipe II / 30-Imobiliária Selo / 31-Parque Fernando Costa / 32-Rotary Club de São Paulo Freguesia do Ó / 33-Portal do Ó - www.portaldoo.com.br /

  • Página anterior - Ano de 2007.
  • FÓRUM PRÓ METRÔ, DA FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA DO Ó - coord. João Mota

    Leia o que já foi publicado sobre o Metrô

  • Metrô na Freguesia, o trajeto das universidades.
  • [ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]

    Copyright © 2008 www.portaldoo.com.br -095- A serviço da comunidade.