João Ferreira da Mota. Presidente do Fórum Pró-Metrô da Fundação Nossa Senhora do Ó e lider comunitário com grande atuação na Freguesia do Ó.
|
|
Tudo sobre nossa luta, desde o início até hoje.
2006, dezembro, dia 14 - Mensagem de Natal
O Fórum Pró-Metrô na Freguesia deseja a todos os seus participantes, aos que se aliaram ao nosso projeto e a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para o sucesso da campanha Entre nos trilhos... Metrô na Freguesia já!, um santo Natal e prosperidades no ano novo de 2007.
Trabalhamos muito, mais de trinta reuniões durante esse ano de 2006, mais duas Plenárias: uma na Faculdade Teresa Martin (hoje Uniesp), outra na Sociedade Rosas de Ouro, um encontro no Palácio dos Bandeirantes com o Subsecretário de Governo, na gestão Cláudio Lembo, entregamos documento ao candidato à presidente, Dr. Geraldo Alckmin, participamos da 12ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária, nos reunimos com a Universidade Unip-Marquês, com a Sociedade Esportiva Palmeiras, com a diretoria do Parque da água Branca, recentemente com a próxima-futura Faculdade Wellington, lançamos o 1º. Número do Jornal Entre nos Trilhos e estamos editando o 2º. Porém, o ano eleitoral não favoreceu! Nosso grito não foi ouvido, mas a luta continua mais vigorosa a partir do início do novo ano. Pleitearemos entregar um lote de 16.000 assinaturas ao governador José Serra, está em preparação um bloco carnavalesco pelas ruas e avenidas da Freguesia – MinhÓcatrô, representando a linha do Metrô Freguesia/São Joaquim, com as estações (universidades) pelas quais a linha vai passar, as reuniões serão enriquecidas com palestras promovidas por autoridades, um pedágio/show estará sendo programado a fim de coletar mais assinaturas a favor do Metrô na Freguesia e retomaremos o contato com as Universidades em busca de apoio. Esperamos a participação do povo, representado pelas Entidades mais atuantes, empresários e a sociedade organizada.
2006, novembro, dia 23
Pró-Metrô na Faculdade Wellington.
Nessa quinta-feira (23/11/06), às 10h00 uma Comissão do Pró-Metrô foi recebida pelo Professor Wellington, que ouviu longa exposição sobre as ações que esse Movimento vem desenvolvendo para que o Metrô chegue até a Freguesia do Ó. Empresário bem sucedido no ramo do Ensino e atento ao progresso do nosso bairro, o Prof. Wellington não apenas apoiou a proposta, mas prometeu engajar-se na luta, disponibilizando tanto o Colégio, quanto a Faculdade que já funcionará em 2007, no mesmo prédio.
2006, novembro, dia 14
As eleições se foram e o Pró-Metrô Freguesia continua trabalhando.
Em sua reunião de 14/11/06, apesar de ser véspera de feriado prolongado, o Fórum Pró-Metrô na Freguesia contou como seu número habitual e conseguiu votar quatro matérias que estavam pendentes: a) a reaproximação dos nossos parlamentares; b) a decisão de realizar um pedágio/show, visando coletar assinaturas em apoio à campanha Entre nos Trilhos... Metrô Freguesia já!; c) a primeira Maratona Pró-Metrô do Ó e a entrega do 1º. Lote, contendo 16.000 assinaturas ao novo Governador de São Paulo.
2006, julho, dia 17
Fórum Pró-Metrô FÓ chega ao Palácio dos Bandeirantes.
Há um ano aguardando, finalmente o Pró-Metrô FÓ conseguiu audiência e foi ouvido pelo Dr. João Francisco Aprá, Subsecretário de Relacionamento do Governo. Uma Comissão composta pelo Coordenador do Fórum, Prof. João Ferreira da Mota, o Sr. Bispo Regional Dom José Benedito Simão, o Dr. Manoel da Silva Ferreira Filho, presidente da AEAMESP- Assoc. dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô/SP, Dr. Geraldo Fortes, o diácono Benedito Camargo, o fotógrafo Valter Junio Silva e Toninho Teixeira - diretor do Parque da Água Branca e agora candidato a deputado estadual, o qual agendou a tão esperada reunião. O diálogo foi aberto por Dom Simão e participado por todos, principalmente pelo Engenheiro Manoel, que subsidiou tecnicamente, inclusive respondendo as indagações do Sr. Subsecretário. Dom Simão enfatizou a importância da chegada do Metrô à Freguesia, tendo em vista ser uma região economicamente carente e por conta disso, muito violenta. Expressou sua preocupação com a juventude, que é a mais atingida por todos os problemas sociais e principalmente pela precariedade dos transportes, pois têm de trabalhar e estudar. Ficou claro ao Sr. Aprá, o transtorno causado por apenas dois gargalos de entrada e saída da região o que estrangula todo o sistema viário, especialmente nos horários de pico. É uma região populosa (1.200.000 moradores) e o Metrô resgatará a dignidade dessa gente além de promover o desenvolvimento dessa região, penalizada ao longo dos seus 425 anos de existência. Tudo o que queremos é que o Sr. Governador Cláudio Lembo, transforme de simples estudo, para PROJETO a Linha das Universidades, coincidindo com o aniversário do bairro, que será dia 29/08/2006.
2006, julho, dia 15
HOMENAGEM ÀS PARCERIAS - EVENTO ADIADO PARA O DIA 22 DE AGOSTO
Em vista das comemorações pelos 426 anos de fundação da Freguesia do Ó, o Pró-Metrô em reunião no dia 12/07 na Sociedade Rosas de Ouro, decidiu adiar o evento de HOMENAGEM ÀS PARCERIAS para 22/08/2006. Sendo assim, pedimos desconsiderar a data de 25/07 e reagendar para a data em epígrafe. O Pró-Metrô decidiu assim, para valorizar ainda mais os nossos aliados na campanha pela Linha das Universidades e poder oferecer e preparar atrações como: um show com AS MULATAS da Escola de Samba Rosas de Ouro. Reforçamos que a presença do HOMENAGEADO ou seu representante é determinante para o brilho da Festa. Solicitamos outrossim, o comparecimento do maior número de pessoas, que as entidades parceiras possam convidar, para prestigiar o homenageado e as demais autoridades convidadas. Desculpem-nos pelo incômodo, mas se possível trazer um quilo de alimento não perecível, para ajudar as famílias carentes, mantidas pelos projetos sociais da Sociedade Rosas de Ouro. Lembramos que não se trata de ingresso.
2006, maio, dia 10
ROSAS DE OURO E O FÓRUM PRÓ METRÔ EM SEU PROJETO DE ALIANÇAS.
No dia 10/05/06, o Fórum Pró Metrô reuniu-se com a diretoria da Sociedade Rosas de Ouro e conforme seu projeto, convidou-a a integrar-se na luta pela vinda do metrô, para resgatar as perdas que a Freguesia do Ó sofreu ao longo das últimas quatro décadas, causadas pela dificuldade de acesso ao Bairro e conseqüentemente a toda a região Noroeste. Essa lógica perversa continua a impedir o desenvolvimento urbano, uma vez que estamos sujeitos à apenas dois gargalos de entrada e saída dessa vasta região, que se estende e ultrapassa os limites do município de São Paulo, sobrecarregando as Avenidas Gal. Edgard Faccó e Santa Marina, sendo que a última não possui conexão direta com a Via Marginal esquerda do rio Tietê. A Ponte Julio Mesquita poderia auxiliar, porém ficou sem continuidade para os bairros do lado norte, recaindo quase todo o seu fluxo na Marginal Direita do Tietê. Foi por toda essa complicação, que resolvemos criar um movimento de mobilização permanente, até que os governantes do Município e do Estado resolvam atender nossa reivindicação. A Sociedade Escola de Samba Rosas de Ouro, padece igualmente das mesmas desventuras, o que a motivou a entrar na campanha pelo metrô já na Freguesia do Ó. Acompanhará o Fórum nas suas reuniões ordinárias, coletará assinaturas em abaixo-assinado, realizará palestra de esclarecimento á população sobre a futura linha do Metrô e estará presente nas reuniões que o Fórum realizará com as demais entidades e organizações populares que estejam no trajeto da chamada Linha das Universidades. Nossos encontros ordinários permanecem na Rua Antonieta Leitão 391, sempre as 20h00. As datas para todo o ano de 2006 são: 23/5 ; 13/6 ; 27/6 ; 11/7 ; 25/7 ; 08/8 ; 22/8 ; 12/9 ; 26/9 ; 10/10 ; 24/10 ; 14/11 ; 28/11
09/12 e 23/12.
2006, abril, dia 25
O FÓRUM PRÓ METRÔ NA FREGUESIA CAMINHA FIRME NA SUA POLÍTICA DE ALIANÇAS.
Reunido em 25/04, o Pró Metrô contou com a importante presença do diretor do Parque da Água Branca ou Parque Fernando Costa, o simpático Toninho Teixeira, oense apaixonado pelo bairro, trazendo solidariedade ao movimento, apôio e participação. Ofereceu gentilmente as dependências do Parque para uma palestra sobre a linha das "Universidades", a exemplo da que ocorreu nas Faculdades Integradas Tereza Martin no dia 12/04. Toninho Teixeira, prometeu empenhar-se em reunir as entidades, empresas, Associações e a comunidade para participar desse evento. Juntos iremos convidar e motivar esses equipamentos a unir forças conosco, buscando sensibilizar o governo a antecipar a construção desse benefício, que irá transportar 750.000 passageiros dia. A Unip-Marquês, já sinalizou que está entrando em entendimento com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos para viabilizar a Plenária em seu recinto. Esperamos estar divulgando a data já na próxima edição. Retomaremos os contatos com a PUC e com o Palmeiras logo após o feriado de 1o. de maio. O Pró Metrô visitará também a Sociedade Escola de Samba Rosas de Ouro para tratar sobre um evento da mesma natureza e voltará à Tereza Martin para agradecer a parceria e a cordialidade com a qual conduziu a Plenária do Fórum lá realizada. Foi um belíssimo exemplo dado por uma Instituição de Ensino, que tem compromisso com a sua Comunidade. O Pró Metrô espera e acredita, que atitude igual a essa, seja a marca de qualidade das parcerias seguintes.
Reunir para unir! Eis o nosso lema.
2006, abril, dia 12
Plenária do Pró Metrô na FATEMA foi um sucesso!
A reunião plenária do Fórum Pró Metrô na Freguesia, realizada no dia 12/04 próximo passado, em parceria com a Faculdade Tereza Martin, aconteceu em grande estilo. Embora o Sr. Secretário de Estado Dr. Jurandir não tenha comparecido por motivos de força maior, o mesmo foi muito bem representado pelo Dr. Ismael Molina, gerente de planejamento Metropolitano. Representou as Faculdades Integradas Tereza Martin a professora Rosa Bellotto, a qual com muita elegância colocou aquele espaço da Faculdade à disposição do Fórum e da Comunidade sempre que precisarem para eventos de interesse comum, sem fins lucrativos. A mesa foi composta pelo coordenador do Fórum Pró Metrô, professor João Mota, a professora Rosa Bellotto, o Dr. Ismael Molina (palestrante), o Dr. Nelson Corticeiro - presidente da Associação dos Advogados da Freguesia do Ó, pelo Dr. Pedro Luiz Napolitano, vice-presidente da 96a. subseção da OAB - Lapa, pelo Sr. Toninho Teixeira - diretor do Parque Fernando Costa ( Parque Água Branca) e pelo engenheiro Manoel da Silva Ferreira Filho - presidente da AEAMESP
(Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô/SP). No plenário haviam trezentas pessoas, muitas delas representantes de Entidades, empresários e imprensa local. O deputado Celino Cardoso e o vereador Claudinho foram representados por assessores. A apresentação dos trabalhos esteve a cargo do brilhante Cipriano Gomes e na coordenação da Secretaria a competente advogada Dra. Kathia Solange Cangueiro Garnica. O palestrante usando um data-show, apresentou o PITU 2020
(Plano de Integração dos Transportes Urbanos - até 2020), no qual consta a linha seis (Freguesia do Ó), composta de 19 estações a partir da Freguesia, porém contemplada na rede Essencial, prevista a partir de 2010. Será preciso uma grande mobilização das forças vivas do percurso da linha para antecipar sua realização. Portanto, estamos convictos de que, após realizadas outras plenárias a partir da Unip-Marquês, Sociedade Esportiva Palmeiras, Uninove, Pontifícia Universidade Católica - PUC, Pacaembu, FAAP e Mackenzie o Movimento estará fortalecido o suficiente para sensibilizar o governo a priorizar a linha em questão. Nossa próxima reunião ordinária será dia 25/04 às 20 horas na Rua Antonieta Leitão 391 Freguesia do Ó. Esperamos a presença de outras Entidades para unirem-se à nossa luta.
2006, abril, dia 5
O Pró Metrô na Freguesia trabalhou muito nos últimos quinze dias, apesar silêncio dos órgãos públicos depois do anúncio da candidatura Alckmin
Apesar do "vazio" nas Repartições Públicas, causado pelo anúncio da candidatura do governador Geraldo Alckimin, o Fórum realizou a sua reunião ordinária do dia 21/03, busco contatos com a Sociedade Esportiva Palmeiras, com a Uninove e com a PUC. A diretoria do Palmeiras já agendou reunião no dia 11/04 ãs 15h00, na qual o Fórum Pró Metrô irá expor o anti-projeto da linha seis (06), que sairá da Freguesia servindo também aquele tradicionalíssimo clube desportivo. A PUC - Pontifícia Universidade Católica, prometera agendar em breve e convidará outras entidades vizinhas para a mesma reunião. No dia 23 próximo passado, o coordenador do Pró Metrô, participou com o governador Alckimin, da cerimônia de inauguração do Centro de Educação Ambiental no Parque da Água Branca ou Parque Fernando Costa, convidado pelo seu diretor Toninho Teixaira. Durante a cerimônia, a pedido do Toninho o Sr. Governandor abriu um espaço, com muita atenção e costumeira elegância, para receber o prof. João Mota, o qual entregou em nome do Pró Metrô na Freguesia, um documento solicitando audiência para entrega do abaixo-assinado e tratar outros assuntos referentes ao metrô na Freguesia. Na segunda-feira (25/03), participou como um dos convidados especiais, da cerimônia aos laureados da UCOPIR - União dos Compositores de Pirituba, onde o cartaz da campanha Pró Metrô foi destaque. Para finalizar, foi agendada a tão esperada palestra sobre metrô, com ênfase na linha da Freguesia, pelo Sr. Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Dr. Jurandir Ribeiro Fernandes, na Faculdade Tereza Martin, que se localiza na Rua Antonieta Leitão 129 às 20h30, do dia 12/04/06. Todos, sintam-se convidados a participar da mesma. É o momento de mostrar nosso interesse por esse benefício.
2006, março, dia 25
O FÓRUM PRÓ METRÔ COM O GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN NA INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE RESTAURO NO PARQUE FERNANDO COSTA (PARQUE DA ÁGUA BRANCA).
O Governador Geraldo Alckimin, chegou ao Parque Fernando Costa ás 15h20 na tarde de sábado 25/03/06. Recebido pelo diretor do Parque, Sr. José Antonio Teixeira - o Toninho, o Prof. João Mota, Coordenador do Fórum Pró Metrô na Freguesia, o Dr. José Goldemberg, Secretário de Estado do Meio Ambiente, o Dep. Estadual Tripolli e outras autoridades, as quais acompanharam o Governador até o stand onde o mesmo foi homenageado por um numeroso grupo musical, que executou a canção Saudades de minha Terra. Ali, Discursaram além do Governador o Deputado Tripolli e outros. Em seguida o Governador inaugurou o Centro de Educação Ambiental e recebeu do Prof. João Mota um pedido escrito de audiência, para tratar de assuntos relacionados à linha 06 (seis) do Metrô, que servirá a Freguesia do Ó. O pedido foi recebido e protocolado no ato, diante da imprensa. "João Mota agradeceu ainda ao Governador pela sua disposição de disputar a eleição para presidente do Brasil, pois o país está na UTI e precisa de um médico para resgatar a sua saúde econômica, social e política". Walter Junio, também do Fórum Pró Metrô acompanhou e fotografou o evento e toda a caminhada de João Mota ao lado do Governador e do diretor Toninho Teixeira, em quem o governador parece depositar grande confiança.
2006, março, dia 21
NOVAS ENTIDADES UNEM-SE À LUTA DO FÓRUM PRÓ METRÔ NA FREGUESIA E REGIÃO NOROESTE
Na reunião de 21/03/06, o Fórum Pró Metrô na Freguesia, aplaudiu a presença do vereador Claudinho, anunciando de viva voz e entregando o documento, cujo conteúdo é um pedido seu endereçado ao Sr. Prefeito de São Paulo José Serra, para que receba o Fórum Pró Metrô em audiência, na qual o Fórum pleiteará a parceria da Prefeitura com o governo Estadual para dar agilidade á linha das Universidades. Participaram também a presidente Sra. Roseli Arcena Rosalem Buonano, o Sr. Felício Buonano Filho e mais dois membros do Rotary Clube Freguesia do Ó, o Sr. João Batista de Souza Filho, presidente do Conseg Freguesia do Ó, o Sr. José Antonio Teixeira, diretor do Parque Fernando Costa, o Sr. José Ferreira de Magalhães, presidente da Associação Bandeirantes e os companheiros já tradicionais. Todos falaram em defesa do metrô para a Freguesia e reiteraram sua participação na luta pela causa. O coordenador do Movimento Sr. João Mota informou que o Fórum está aguardando o agendamento por parte da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos para palestras na Tereza Martin e na Unip Marquês e também dos contatos para reunião com a Sociedade Esportiva Palmeiras e Uninove. A próxima reunião do Fórum será dia 11/04, às 20h00, na Rua Antonieta Leitão 391 (Freguesia) e espera o comparecimento da comunidade.
2006, fevereiro, dia 23
O FÓRUM PRÓ-METRÔ E AS UNIVERSIDADES
Dando seqüência ao seu Plano de Metas em busca do apôio das universidades na luta pelo Metrô em nossa região, o Fórum Pró Metrô, reuniu-se no dia 23/02/06, com a diretoria da Unip - Universidade de São Paulo, da qual obteve sua promessa de engajamento na campanha. A Unip defendeu e o Fórum aprovou, que a estação Água Branca/Santa Marina, seja denominada Unip Marquês. Entre as entidades formadoras do Fórum, estava a AEAMESP, representada pelo seu presidente, engenheiro Manoel da Silva Ferreira Filho, dando o necessário subsídio técnico. Na reunião foi proposta uma palestra sobre a linha e os benefícios do Metrô, na Unip, cuja data ainda depende de acertos com a Secretaria dos Transportes. Seu empenho na coleta de assinaturas e sua participação nas reuniões e nos contatos do Fórum com as demais universidades e associações desportivas além da sua participação na aproximação com o Governador. A próxima reunião será com a Sociedade Desportiva Palmeiras, tendo em vista que esta agremiação será também beneficiada pela linha 6 (seis), das Universidades. Já está confirmada a Palestra na Faculdade Tereza Martin, pela Secretaria dos Transportes no dia 30 deste mês de março às 20h30, na Rua Antonieta Leitão 129 (Freguesia do Ó). A próxima reunião ordinária do Fórum será dia 07/03/06 às 20h00 no número 391 desta mesma rua. Mais informações com João Mota pelos telefones 3936-5761 e 9789-3383.
2006, fevereiro, dia 7
ACELERAÇÃO E INCLUSÃO DO PROJETO NO ORÇAMENTO - O Fórum de Lutas Pró Metrô reuniu-se com a presença do Cônego Noé Rodrigues, presidente da Fundação Nossa Senhora do Ó e da Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó, do professor Cláudio Fonseca, presidente do Sinpeem - Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de São Paulo, dos engenheiros do Metrô e diretores da AEAMESP - Assoc. dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo, o Sr. Alion Lacerda. Representando o sub-prefeito de Freguesia/Brasilandia, a Srta. Ana Rosa Maia, representando o dep. Estadual Celino Cardoso, a Sra. Sueli de Fátima, representante do vereador Claudinho e o Sr. Mário Luiz, representando o Conseg Freguesia. Dentre os demais participantes, destacamos a Sra. Claudia A. Santos Moreira, preocupada com a possível desapropriação do seu imóvel.
Os engenheiros do Metrô deram as explicações necessárias. O ponto alto da reunião foi a expectativa manifestada pela platéia, de que o dep. Celino agende o encontro do Fórum com o governador Alckmin, antes do final de março/06, para a entrega do primeiro lote do abaixo-assinado, representado a vontade da população noroestina, de alcançar esse grande benefício que o Metrô representa para essa região. O coordenador João Mota está fazendo contatos com a Unip e demais universidades, que se localizam no trajeto da linha 6 ou das Universidades, afim de que as mesmas recebam o Fórum, para entendimentos que propiciem a aceleração do projeto e inclusão no orçamento do Estado. Os cartazes símbolo da campanha foram distribuídos e estarão cobrindo toda a Região Noroeste.
As próximas reuniões do Fórum durante o ano de 2006, serão as seguintes: 21/02, 07/03, 21/03, 04/04, 18/04, 02/05, 16/05, 06/06, 20/06, 04/07, 18/07, 01/08, 15/08, 05/09, 19/09, 03/10, 17/10, 07/11, 21/11, 05/12 e 19/12, sempre às 20 horas, na Rua Antonieta Leitão 391 - Freguesia do Ó.
Página anterior - Ano de 2005.
FÓRUM PRÓ METRÔ, DA FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA DO Ó - coordenador João Mota
Leia o que já foi publicado
sobre o Metrô
Metrô na Freguesia, o trajeto das universidades.
|