No final do ano de 2005, a Secretaria de Educação do Município de São Paulo abriu um edital para projetos de videodocumentários que resgatassem a história de bairros de São Paulo, para distribuí-los às escolas públicas do município.
O projeto de documentário sobre a Freguesia do Ó foi um dos contemplados e pretende recontar a história do bairro através das histórias pessoais de seus moradores em sua relação com o lugar.
O documentário é dirigido por Andre Costa, educador e videodocumentarista com vasta experiência na realização de documentários sócio-educativos. Andre é diretor da produtora Olhar Periférico e foi convidado pela Associação Cultural Aver, organização responsável pelo projeto, a dirigir o videodocumentário. A Associação Cultural Aver é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é o de desenvolver ações sociais, culturais e educacionais que possam promover a cidadania e a democratização do conhecimento, desde seu acesso até a apropriação dos meios para sua produção.
As gravações foram realizadas em diversos espaços característicos do bairro: na igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, na praça da matriz velha, nos arredores do largo da Matriz, largo do Clipper, entre outros. Diversos moradores contribuíram com suas histórias de vida, que se entrecruzam com as da Freguesia do Ó, proporcionando ao documentário uma visão mais intimista de um dos bairros mais antigos de São Paulo.
O portal do Ó teve importante participação em algumas tomadas como as da igreja, coral e praça, principalmente com o depoimento de seu diretor o Diácono Benedito Camargo, lider comunitário e morador no bairro.
Este é o cartaz da estréia do documentário no ano de 2007
|