Canal de Diálogo e Comunicação com o Consórcio Construtor



7 de outubro de 2014


por
Benedito Camargo

Kleber Silva Jr

¬ Professor João Mota é recebido pelo Sr. Celso Sartori e sua equipe.

Kleber Silva Jr

¬ Conversamos sobre cada detalhe.

Kleber Silva Jr

¬ Uma apresentação visual-gráfica sobre o andamento da construção.

Kleber Silva Jr

¬ Construtores: Grupo Move São Paulo


A Comunidade conseguiu abrir um canal de Diálogo e Comunicação com o “Consórcio Expresso Linha 6”, grupo que construirá a Linha do Metrô Brasilândia/São Joaquim. Para sondar “a quantas andam” o tal projeto, e ver se há algum problema com a obra, estivemos juntamente com o professor João Mota, coordenador do grupo “Pró Metrô”, o Kleber Silva Jr, representando os Conselheiros Municipais Católicos, e também um grupo representando a UNIP – Universidade Paulista, Parceira do Fórum Pró Metrô. Tivemos uma calorosa acolhida pelo senhor Celso Sartori e sua equipe do “Move São Paulo” que nos atendeu e informou tudo o que perguntamos.
Kleber Silva Jr

¬ Os participantes do encontro

Como é sabido, esta é a primeira “Parceria Publico Privada” que realizará a construção de uma linha de Metrô em São Paulo, e será modelo para futuros empreendimentos desse gênero. O Consórcio ganha para construir e ganha também por operar a linha pelo tempo do Contrato. O Governo ganha, porque o tempo que disporia na construção será destinado para outras urgências da Sociedade. Ganhamos também nós porque nos será dado o que é de direito, uma locomoção melhor, mais rápida e segura, para o trabalhador e facilidade dos jovens para acesso a uma universidade de qualidade, enquanto a região ganha com menos entraves no transito local.

Desde a entrega do terreno em julho passado, os responsáveis pela obra, trabalham com afinco em suas atribuições. Terminada a análise do solo, se constatou grande contaminação por óleo, por ser o terreno, durante muitos anos, espaço de movimentação de equipamentos movidos a diesel, cuja agressão chega a ter até 2m de profundidade. Somente depois de retirada toda a terra contaminada, e colocada em local de descontaminação é que começará efetivamente a ser cavada a vala onde serão instalados os “Tatusões”. Do início da Validade do Contrato, maio de 2014 até maio de 2015, será completado todo o detalhamento do projeto, só então se dará efetivamente o inicio da Obra. Os “Shields” que adentrarão no terreno estão sendo fabricados na França, e quando chegarem serão montados dentro da grande vala do terreno e só então começarão a cavar, provavelmente em junho de 2015.

Informa os construtores que os que foram notificados para desapropriação, precisam com certa urgência achar um novo local para mudar. Mesmo quem não concorde, deve arrumar um bom advogado, bem recomendado, porque nessa hora aparecem os aproveitadores da boa fé, que em vez de ajudar, mais atrapalham. Quem decide realmente toda questão levantada, será a justiça, não depende da vontade do consórcio nem do proprietário do imóvel contemplado.

Uma boa notícia é que já foi aberto um posto de cadastramento para quem desejar trabalhar na construção do Metrô. O interessado deverá se dirigir no horário comercial até a Rua Parapuã, 2083, e lá deixar o seu currículo.



¬ Os “Shields” serão montados dentro da grande vala do terreno e só então começarão a cavar.

[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]

2014
Eficácia do Contrato da PPP linha 6, Laranja, a partir de Maio
Informe da Secretaria de Estado dos Transportes Metroviários


Eficácia do Contrato da PPP linha 6, Laranja, a partir de Maio



14 de abril de 2014


por
Benedito Camargo

Sob a Liderança de Dom Milton Kennan, aconteceu uma reunião, com o Secretário Jurandir Fernandes e sua Equipe; para esclarecimento da População da Região Brasilândia, preocupada com a boataria sobre o truncamento da Construção do Hospital Municipal e da linha 6 do Metrô.

O encontro com o Secretário, pedido pelo Bispo da Região Episcopal Brasilândia e pelos membros do "Conselho Participativo Municipal da Freguesia do Ó/Brasilândia", busca sanar dúvidas, pela insegurança da Comunidade sobre as desapropriações, que devem acontecer ao longo da Linha a ser construída. Algumas famílias estão sendo penalizadas, por não poder fazer reparos em suas casas. Os moradores desejam saber se seus imóveis serão realmente contemplados com a desapropriação, daí não poder interferir na manutenção e conserto necessário ao seu imóvel, pelo risco do gasto inútil.

O Dr. Jurandir Fernandes e sua Equipe esclareceram tudo e garantem que:
1- A construção da Linha 6 do Metrô é irreversível.
2- Quem tiver imóvel desapropriado receberá o valor atualizado que será corrigido pelo custo do Mercado.
3- Aguardar com tranquilidade a comunicação oficial se o imóvel será contemplado no percurso da construção.
4- A Eficácia do Contrato terá início em 18 de maio, portanto, o comunicado da desapropriação será feita até o dia 18 de Julho.
5- O prazo da Construção da Linha 6 Laranja será de seis anos.
6- A duração da Parceria será de Vinte Cinco anos, sendo Seis para a construção, portanto, o Consórcio buscará entregar a Obra no menor prazo para aumentar o tempo de seus ganhos.
Tão logo sejam feitas as desapropriações, duas grandes máquinas "Shields", ou "Tatusões", serão introduzidas no terreno na Avenida Santa Marina, quase esquina da Marginal, para iniciar a perfuração da Obra.
[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]

Informe da Secretaria de Estado dos Transportes Metroviários


Fevereiro de 2014





por
João Mota
Conselheiro Participativo Municipal e
Presidente do Fórum Pró Metrô Freguesia/Brasilândia

No uso das minhas atribuições de Líder Comunitário e com o propósito de manter os meus concidadãos informados sobre as recentes ações da PPP - Parceria Público Privada, com vistas á construção da linha Brasilândia/São Joaquim do metrô, solicitei da Secretaria de Estado dos Transportes Metroviários, que me pusesse ao par do andamento

Fui prontamente atendido pelo Dr. Carlos Magno, que fez um relato muito autorizado da atual situação, denominada Etapa Preliminar, cujos requisitos contratuais são de obrigação das duas partes: Consórcio e Estado respectivamente e ambos estão cumprindo rigorosamente, haja vista uma equipe de campo da Parceria, fazendo medições, avaliações etc., no percurso da referida Linha 6-Laranja.

Indaguei se há uma data prevista para início de obras e se já estão sendo pagas as desapropriações. Dr. Mágno foi objetivo: "não, pois os recursos financeiros só estarão disponíveis em abril/2014. Portanto, as desapropriações serão pagas a partir do segundo semestre.

Sobre o início de obras, a PPP só poderá agir depois de atingir 80% do pagamento das desapropriações particulares".

O Fórum PRÓ METRÔ Freguesia/Brasilândia, composto por 43 entidades, liderado por João Mota, estará sempre atento ao compromisso de bem informar. Parabens á Brasilândia pelos seus 67 anos de fundação. O Pró Metrô cumprimenta outrossim, as lideranças sempre prontas a reivindicar melhorias para o seu povo.
[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]
Copyright © 2014 www.portaldoo.com.br -20140205- Servindo a Comunidade