7 de outubro de 2014
por
Benedito Camargo
Kleber Silva Jr
¬ Professor João Mota é recebido pelo Sr. Celso Sartori e sua equipe.
Kleber Silva Jr
¬ Conversamos sobre cada detalhe.
Kleber Silva Jr
¬ Uma apresentação visual-gráfica sobre o andamento da construção.
Kleber Silva Jr
¬ Construtores: Grupo Move São Paulo
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A Comunidade conseguiu abrir um canal de Diálogo e Comunicação com o “Consórcio Expresso Linha 6”, grupo que construirá a Linha do Metrô Brasilândia/São Joaquim. Para sondar “a quantas andam” o tal projeto, e ver se há algum problema com a obra, estivemos juntamente com o professor João Mota, coordenador do grupo “Pró Metrô”, o Kleber Silva Jr, representando os Conselheiros Municipais Católicos, e também um grupo representando a UNIP – Universidade Paulista, Parceira do Fórum Pró Metrô. Tivemos uma calorosa acolhida pelo senhor Celso Sartori e sua equipe do “Move São Paulo” que nos atendeu e informou tudo o que perguntamos.
Kleber Silva Jr
¬ Os participantes do encontro
Como é sabido, esta é a primeira “Parceria Publico Privada” que realizará a construção de uma linha de Metrô em São Paulo, e será modelo para futuros empreendimentos desse gênero. O Consórcio ganha para construir e ganha também por operar a linha pelo tempo do Contrato. O Governo ganha, porque o tempo que disporia na construção será destinado para outras urgências da Sociedade. Ganhamos também nós porque nos será dado o que é de direito, uma locomoção melhor, mais rápida e segura, para o trabalhador e facilidade dos jovens para acesso a uma universidade de qualidade, enquanto a região ganha com menos entraves no transito local.
Desde a entrega do terreno em julho passado, os responsáveis pela obra, trabalham com afinco em suas atribuições. Terminada a análise do solo, se constatou grande contaminação por óleo, por ser o terreno, durante muitos anos, espaço de movimentação de equipamentos movidos a diesel, cuja agressão chega a ter até 2m de profundidade. Somente depois de retirada toda a terra contaminada, e colocada em local de descontaminação é que começará efetivamente a ser cavada a vala onde serão instalados os “Tatusões”. Do início da Validade do Contrato, maio de 2014 até maio de 2015, será completado todo o detalhamento do projeto, só então se dará efetivamente o inicio da Obra. Os “Shields” que adentrarão no terreno estão sendo fabricados na França, e quando chegarem serão montados dentro da grande vala do terreno e só então começarão a cavar, provavelmente em junho de 2015.
Informa os construtores que os que foram notificados para desapropriação, precisam com certa urgência achar um novo local para mudar. Mesmo quem não concorde, deve arrumar um bom advogado, bem recomendado, porque nessa hora aparecem os aproveitadores da boa fé, que em vez de ajudar, mais atrapalham. Quem decide realmente toda questão levantada, será a justiça, não depende da vontade do consórcio nem do proprietário do imóvel contemplado.
Uma boa notícia é que já foi aberto um posto de cadastramento para quem desejar trabalhar na construção do Metrô. O interessado deverá se dirigir no horário comercial até a Rua Parapuã, 2083, e lá deixar o seu currículo.
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